Confira as melhores músicas dos anos 1980, uma década de muita diversidade musical

PREMIUM

3 MESES GRATIS

Ouça música de forma ilimitada, sem anúncios, e faça download das suas favoritas para ouvir onde e quando quiser.

Depois, R$ 24,90 ao mês.
Cancele quando quiser.

FREE

NENHUM PAGAMENTO E NECESSARIO

Ouça suas músicas favoritas de forma gratuita e explore nosso catálogo com milhões de faixas e playlists.

Ouça suas músicas gratuitamente e experimente nosso aplicativo! Desfrute de milhões de faixas e listas de reprodução em qualquer lugar, o tempo todo.
Nenhum pagamento e necessario.

Roupas coloridas, cortes de cabelo muito diferentes do que era moda na década de 1970 – marcada pela plena liberdade capilar dos loucos anos do desbunde –, inspiração futurista e muitos hits, tanto na música como no cinema a na cultura pop em geral: assim nasceu e se fortaleceu a identidade da década de 1980.

Com músicas repletas de sintetizadores, teclados, batidas enérgicas e com um tom mais festivo e solar do que os sucessos nas décadas anteriores, os anos 80 foram uma fábrica de hits musicais que herdaram a variedade de estilos dos anos 1970 e que formataram um pop-rock muito marcante e atemporal.

Foi uma década em que a música teve um casamento ainda mais forte com a indústria audiovisual, e não só pelo cinema, mas também pela tevê, com videoclipes e programas cujas produções alcançavam cifras dignas de um longa metragem. Essa força cultural inspirou o surgimento de grandes festivais, como o Rock in Rio, no Brasil, e o Live Aid, realizado ao mesmo tempo na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Uma década de grandes artistas

Entre alguns dos nomes da música internacional de mais impacto durante a década de 80 estão Madonna, Michael Jackson, Cyndi Lauper, A-Ha, New Order, Depeche Mode, Tears for Fears, Bryan Adams, Rick Astley, Whitney Houston, Roxette, The Police, Prince, Lionel Richie e Kate Bush, entre outros.

No cenário nacional, houve uma explosão de bandas e artistas de pop-rock, como Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Barão Vermelho, Capital Inicial, Titãs, Blitz e Lulu Santos. Houve muitos artistas que também cresceram com outros estilos, como o pop romântico e a black music herdada dos anos 1970. Entre eles, nomes como Rosana, Sandra de Sá, Ritchie, Biafra, Dalto e Pepeu Gomes, entre outros.

O cinema e a cena musical

O cinema teve papel importante para alavancar muitos hits musicais nos anos 80. Com trilhas sonoras repletas de canções atrativas e cativantes, o grande sucesso destes filmes ajudou a pôr em evidência global muitos artistas e canções.

As músicas-tema dos filmes “Os Caça-Fantasmas”, “De Volta Para o Futuro”, “O Sol da Meia-Noite”, “Os Goonies”, “Clube dos Cinco”, “Ruas de Fogo” e “Dirty Dancing – Ritmo Quente” são grandes exemplos da febre musical que causaram.

Ouça aqui uma playlist recheada de hits que embalaram os filmes mais icônicos dos anos 80.

As melhores músicas dos anos 80

Listamos algumas das melhores músicas dos anos 80 para você curtir e relembrar (em alguns casos, conhecer…) esta década de diferentes cores, atitudes e estilos.

Quinze músicas internacionais que se tornaram hinos de uma geração

Madonna – “Like a Virgin”

Lançada em 1984, a música consagrou Madonna como diva pop na primeira metade dos anos 80.

Michael Jackson – “Billie Jean”

Lançada em 1983 como segundo single do álbum Thriller, a música foi inicialmente reprovada pelo então produtor de Michael Jackson, Quincy Jones, e quase foi retirada do álbum.

Cyndi Lauper – “Girls Just Want to Have Fun”

Single de lançamento do álbum de estreia da artista, She’s So Unusual, lançado em 1983, a música tornou-se rapidamente um grande sucesso mundial.

A-Ha – “Take on Me”

Esse hit da banda norueguesa foi lançado no ano de 1985 e tomou as pistas de dança no mundo todo.

New Order – “Bizarre Love Triangle”

A música foi lançada em 1986 no álbum Brotherhood da banda inglesa New Order, formada por ex-integrantes da Joy Division.

Depeche Mode – “Just Can’t Get Enough”

Terceiro single de Speak and Spell, álbum de estreia da banda inglesa Depeche Mode, lançado em 1981.

Tears for Fears – “Mad World”

Lançada em 1982, “Mad World” foi o primeiro sucesso internacional da banda inglesa Tears for Fears.

Bryan Adams – “Summer of ’69”

Lançada em 1985, este grande hit é parte de Reckless, quarto álbum do canadense Bryan Adams e que traz outro grande sucesso do cantor, “Heaven”.

Rick Astley – “Never Gonna Give You Up”

Este grande sucesso foi lançado em 1987 como primeiro single do álbum de estreia do cantor inglês, Whenever You Need Somebody.

Whitney Houston – “I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me)”

Lançada em 1987, este super hit faz parte de Whitney, segundo álbum de estúdio da cantora americana.

Roxette – “Listen to Your Heart”

“Listen to Your Heart” foi lançada em 1988 como segundo single do segundo álbum de estúdio da dupla sueca Roxette, “Look Sharp!”.

The Police – “Every Breath You Take”

Lançada em 1983 pela banda inglesa rock-reggae, a música se transformou o maior hit nos Estados Unidos e Canadá naquele ano.

Prince – “Purple Rain”

Lançada em 1984, “Purple Rain” alcançou enorme sucesso ao integrar a trilha sonora do filme que leva o mesmo nome da canção, lançado no mesmo ano e que ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora de 1985.

Lionel Richie – “Hello”

“Hello” é o terceiro single do segundo álbum solo do cantor americano Lionel Richie, Can’t Slow Down, lançado em 1983, e alcançou o primeiro lugar no ranking da revista Billboard por seis semanas, nos Estados Unidos.

Kate Bush – “Running Up That Hill (A Deal With God)”

Grande sucesso da cantora inglesa Kate Bush, a canção foi lançada em 1985 no álbum Hounds of Love, e se tornou o primeiro sucesso da cantora a alcançar os top 40 da revista americana Billboard. Recentemente, a música voltou ao topo das paradas de sucesso ao integrar a trilha sonora da série “Stranger Things”, da Netflix.

Ouça aqui algumas playlists internacionais com músicas dos anos 1980.

Dez canções nacionais que foram sucesso na década de 1980

Legião Urbana – “Quase Sem Querer”

Uma das canções que alavancaram o sucesso da Legião Urbana, foi lançada no ano de 1986 no álbum Dois, segundo álbum de estúdio da banda brasiliense.

Os Paralamas do Sucesso – “Meu Erro”

Um dos maiores hits dos Paralamas, a música “Meu Erro” foi lançada em 1984 no segundo álbum da banda, O Passo do Lui.

Kid Abelha – “Como Eu Quero”

“Como Eu Quero” está em Seu Espião, álbum de estreia do Kid Abelha (que na época se chamava Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens), lançado em 1984.

Barão Vermelho – “Bete Balanço”

Um dos maiores sucessos do Barão Vermelho, a música foi lançada em 1984 no álbum Maior Abandonado e também fez parte da trilha sonora do filme homônimo dirigido por Lael Rodrigues.

Lulu Santos – “Toda Forma de Amor”

A música do “Rei do Pop” (como Lulu é carinhosamente conhecido no meio musical) é do álbum homônimo lançado em 1988.

Sandra de Sá – “Olhos Coloridos”

Lançada em 1982, a música está no segundo álbum de estúdio da cantora e é praticamente um hino da black music brasileira.

Ritchie – “Menina Veneno”

Super hit pop lançado em 1983 no LP de estreia de Ritchie, Voo de Coração, que chegou a vender mais de um milhão de unidades na época e ameaçou o reinado de vendas do rei Roberto Carlos.

Dalto – “Muito Estranho”

Lançada em 1982, a música tornou-se rapidamente um grande sucesso nacional e foi gravada também por Marina Lima e Nando Reis.

Pepeu Gomes – “Masculino e Feminino”

Este sucesso do cantor e guitarrista Pepeu Gomes, lançado em 1983, foi, digamos, uma pioneira para derrubar barreiras de machismo e misoginia.

Rosana – “O Amor e o Poder”

Este megassucesso lançado em 1987 ganhou fama nacional quando integrou a trilha sonora da novela Mandala, da Rede Globo. É aquele do refrão “Como uma Deusaaaa, Você me Mantém”.

Ouça aqui uma playlist dedicada aos sucessos nacionais da década de 1980.

Descubra as nossas ofertas