Que tal conhecer a carreira de Taylor Swift e seus álbuns? Estrela global da música, Taylor é uma das cantoras e compositoras de maior destaque de sua geração.
Ela nasceu em 13 de dezembro de 1989 e aos 14 anos de idade começou a dar seus primeiros passos na carreira artística.
Hoje, aos 32 anos, a estadunidense continua sendo uma das artistas solo femininas mais premiadas, sendo a primeira cantora solo a levar o Grammy de Álbum do Ano (duas vezes, inclusive!) e a primeira artista a ganhar o prêmio de mulher da década pela Billboard.
Olha, não faltam troféus na carreira de Taylor, assim como uma lista de nove álbuns para conhecer sua trajetória do country ao pop e um novo álbum lançado recentemente:
- Taylor Swift (2006)
- Fearless (2008)
- Speak Now (2010)
- Red (2012)
- 1989 (2014)
- Reputation (2017)
- Lover (2019)
- Folklore (2020)
- Evermore (2020)
- Midnights (disponível em 21 de outubro de 2022)
Vem comigo conhecer os álbuns da Taylor Swift e curiosidades de sua carreira.
PRIMEIRO MÊS GRÁTIS? É #SÓNADEEZER!
Taylor Swift: da promessa country à diva do pop
Taylor Swift iniciou sua carreira na música aos 14 anos, quando estava finalizando o último ano de colegial.
Ela conseguiu, na época, um primeiro emprego na área como coescritora e, aos 16 anos, assinou um contrato com a gravadora independente Big Machine Records, lançando na sequência seu primeiro álbum homônimo com o single “Tim McGraw”
Em “Taylor Swift” e os próximos dois álbuns que seriam lançados dentro dos próximos anos, Taylor se manteve fiel a suas raízes e inspirações da música country, se tornando uma artista premiada ao representar o gênero.
Com seu álbum de estreia, por exemplo, conseguiu se manter na parada da Billboard 200 e vendeu milhares de cópias logo na primeira semana – um sucesso que se estendeu para os outros álbuns country da diva.
Em 2012, com o lançamento de “Red”, os fãs começaram a notar uma transição mais evidente das influências musicais de Tay.
Esse trabalho marca bastante a mudança do country ao pop da cantora, algo que inicialmente provocou estranhamento e críticas de parcela dos fãs.
Mas como sabemos, não foi nada suficiente para abalar a carreira da artista, que se tornou ainda mais aclamada mundialmente com seus hits do pop, indie e folk, que marcam o amadurecimento da cantora, algo bastante notável ao longo de seus nove álbuns lançados.
Não é à toa que Taylor é a Artista da Década pelo American Music Awards, a única artista na história a ter quatro álbuns consecutivos vendendo mais de um milhão de cópias em sua primeira semana de lançamento com “Speak Now”, “Red”, “1989” e “Reputation”.
Novo álbum da Taylor Swift: Midnights (2022)
Para alegria dos swifties, o décimo álbum de estúdio de Taylor Swift já está entre nós!
O lançamento de “Midnights” aconteceu exatamente a meia noite (claro) do dia 21 de outubro de 2022 e o novo trabalho está liberado no meu app para você curtir muito.
São 13 faixas divididas em um Lado A e um Lado B e o nome “Midnights” foi escolhido porque as músicas foram escritas nas madrugadas de trabalho de Taylor.
A cantora divulgou os nomes de cada uma delas antes do lançamento do álbum, em uma série de vídeos denominada Midnights Mayhem With Me, ou Caos da Meia Noite Comigo, na tradução para o português.
Depois da espera, você já pode aproveitar todas essas faixas no volume máximo lá no meu app:
Lado A
1. Lavander Haze
2. Maroon
3. Anti-Hero
4. Snow on the Beach (feat. Lana Del Rey)
5. You’re on Your Own, Kid
6. Midnight Rain
Lado B
7. Question…?
8. Vigilante Shit
9. Bejeweled
10. Labyrinth
11. Karma
12. Sweet Nothing
13. Mastermind
Sobre o disco, a artista soltou o seguinte texto antes do lançamento, já deixando uma prévia do que poderíamos esperar dessas novas produções:
“Nós ficamos deitados, acordados, sentindo amor ou medo, inquietude e lágrimas. Nós ficamos olhando para as paredes, e bebemos até que elas falem conosco. Nós nos contorcemos em gaiolas construídas por nós mesmos e rezamos para que não estejamos – bem nesse minuto – prestes a cometer um erro que vai mudar toda a nossa vida. Esta é uma coleção de músicas escritas no meio da noite, uma jornada por terrores noturnos e sonhos doces. Os chãos em que andamos e os demônios que enfrentamos. Para todos nós que ficamos nos virando na cama e decidimos manter os abajures acesos e procurar por algo – esperando que talvez, só talvez, quando o relógio atingir o número 12… nós possamos encontrar a nós mesmos.”
Entre as faixas, “Anti-Hero” foi escolhida como primeiro single, ganhando um clipe especial de estreia.
Agora que temos essas novidades quentinhas em nossas mãos – ou melhor, em nossos ouvidos – aproveite para soltar o play em Midnights na minha plataforma e descobrir os pensamentos de Taylor madrugada afora!
OUÇA MIDHNIGHTS, O NOVO ÁLBUM DA TAYLOR SWIFT
Conheça os principais álbuns da Taylor Swift
Os álbuns da Taylor Swift são marcados por composições narrativas que, muitas vezes, são inspiradas em suas experiências pessoais e relacionamentos.
Então, quem ouve a discografia completa da artista em ordem cronológica consegue ver muito de sua biografia, além do amadurecimento de referências e estilos musicais que foram incorporados em sua carreira.
Até agora, Taylor Swift possui nove álbuns de estúdio e o décimo está próximo de ser lançado, para a alegria dos fãs. Confira um pouco de cada trabalho de Tay, do country ao pop:
Taylor Swift (2006)
Já no seu álbum de estreia, “Taylor Swift”, a artista conseguiu se destacar como uma grande promessa do country. O principal sucesso do disco foi o single “Tim McGraw”, composição que ela fez sobre seu relacionamento da época em que estava deixando o colegial e prestes a ir à faculdade.
A música foi feita como um registro desse momento e o nome da faixa é uma homenagem ao seu cantor favorito de country, o Tim McCraw.
Confira quais são as 15 faixas do álbum:
1. Tim McGraw
2. Picture to Burn
3. Teardrops on My Guitar (Radio Single Remix)
4. A Place in this World
5. Cold as You
6. The Outside
7. Tied Together with a Smile
8. Stay Beautiful
9. Should’ve Said No
10. Mary’s Song (Oh My My My)
11. Our Song
12. I’m Only Me When I’m With You
13. Invisible
14. A Perfectly Good Heart
15. Teardrops on My Guitar (Pop Version)
Fearless (2008)
Dois anos depois do seu primeiro álbum, Tay retorna com “Fearless”. Se na sua estreia a cantora já atingiu um grande sucesso, dessa vez ela volta para conquistar a primeira posição do ranking da Billboard 200, com todas as faixas escritas e coescritas por ela mesma.
Ao todo, são 13 faixas incluindo “Love Story”, que com certeza foi o grande hit que contribuiu para a carreira internacional de Tay crescer ainda mais.
1. Fearless
2. Fifteen
3. Love Story
4. Hey Stephen
5. White Horse
6. You Belong With Me
7. Breathe feat Colbie Caillat
8. Tell Me Why
9. You’re Not Sorry
10. The Way I Loved You
11. Forever & Always
12. The Best Day
13. Change
Speak Now (2010)
“Speak Now” é o terceiro álbum lançado da artista e conta com 14 faixas. Assim como os discos anteriores, esse também foi bem recebido pelos fãs da artista que se consagrava como um grande nome da nova geração do country pop.
Uma curiosidade sobre esse trabalho é que a faixa “Long Live” também possui uma versão em colaboração musical com a cantora brasileira Paula Fernandes, famosas por diversos sucessos do sertanejo.
1. Mine (POP Mix)
2. Sparks Fly
3. Back To December
4. Speak Now
5. Dear John
6. Mean
7. The Story of Us
8. Never Grow Up
9. Enchanted
10. Better Than Revenge
11. Innocent
12. Haunted
13. Last Kiss
14. Long Live
Red (2012)
Em “Red”, Taylor Swift começa a se aproximar ainda mais do pop, algo que dividiu opiniões dos fãs na época.
O sucesso também foi grande com vários hits no disco, como as faixas “22” e “I Knew You Were Trouble”.
Neste disco, a artista ainda conta com uma participação especial do cantor e compositor Ed Sheeran na música “Everything Has Changed”.
1. State of Grace
2. Red
3. Treacherous
4. I Knew You Were Trouble.
5. All Too Well
6. 22
7. I Almost Do
8. We Are Never Ever Getting Back Together
9. Stay Stay Stay
10. The Last Time feat Gary Lightbody
11. Holy Ground
12. Sad Beautiful Tragic
13. The Lucky One
14. Everything Has Changed feat Ed Sheeran
15. Starlight
16. Begin Again
1989 (2014)
“1989”, intitulado com o ano de nascimento de Taylor, é para muitos fãs e críticos da música o álbum de maior destaque na carreira da artista.
Nesse quinto disco temos diversos hits que marcam a transição definitiva do country ao pop, como o single “Blank Space”, “Bad Blood” e “Shake It Off”.
1. Welcome to New York
2. Blank Space
3. Style
4. Out of the Woods
5. All You Had To Do Was Stay
6. Shake It Off
7. I Wish You Would
8. Bad Blood
9. Wildest Dreams
10. How You Get The Girl
11. This Love
12. I Know Places
13. Clean
reputation (2017)
Depois de uma fase “low profile” da cantora, os swifties foram surpreendidos com o retorno da artista às redes sociais para divulgar um projeto que seria nada mais nada menos que uma nova era em sua carreira: o “reputation”.
Esse disco foi um grande sucesso e conta com hits mais ousados de Taylor Swift, como a música “Look What You Made Me Do”.
1. …Ready For It?
2. End Game feat Ed Sheeran, Future
3. I Did Something Bad
4. Don’t Blame Me
5. Delicate
6. Look What You Made Me Do
7. So It Goes…
8. Gorgeous
9. Getaway Car
10. King Of My Heart
11. Dancing With Our Hands Tied
12. Dress
13. This Is Why We Can’t Have Nice Things
14. Call It What You Want
15. New Year’s Day
Lover (2019)
“Lover” é o sétimo álbum da cantora e foi lançado em setembro de 2019. O romantismo desse disco está presente não só no nome, mas na estética dos materiais gráficos e nas composições de Tay, que trouxe o pop romântico em suas 18 faixas do disco.
Os três grandes singles que se destacaram nesse disco foram “ME!”, “You Need To Calm Down” e “Lover”, que dá nome ao álbum, além das participações especiais de Brendon Urie, The Heartbreak Prince e The Chicks.
1. I Forgot That You Existed
2. Cruel Summer
3. Lover
4. The Man
5. The Archer
6. I Think He Knows
7. Miss Americana & The Heartbreak Prince
8. Paper Rings
9. Cornelia Street
10. Death By A Thousand Cuts
11. London Boy
12. Soon You’ll Get Better feat The Chicks
13. False God
14. You Need To Calm Down
15. Afterglow
16. ME! (feat. Brendon Urie of Panic! At The Disco)
17. It’s Nice To Have A Friend
18. Daylight
folklore (2020)
“folklore”, lançado em julho de 2020, foi uma grande surpresa da artista para os fãs durante o período de pandemia.
Por conta do momento que pedia distanciamento e que impactou o mundo todo, diversos planos da artista tiveram de ser adiados e, algumas coisas que não foram planejadas, surgiram.
É o caso desse álbum. Gravado no período de isolamento, o disco tem letras mais melancólicas, intimistas e maduras.
Deixando de lado os hits mais pop, agora a artista retorna com músicas com uma pegada mais indie e folk.
1. the 1
2. cardigan
3. the last great american dynasty
4. exile feat Bon Iver
5. my tears ricochet
6. mirrorball
7. seven
8. august
9. this is me trying
10. illicit affairs
11. invisible string
12. mad woman
13. epiphany
14. betty
15. peace
16. hoax
evermore (2020)
E no mesmo ano Taylor lançou mais um álbum surpresa. Em dezembro de 2020, a artista disponibilizou “evermore”, considerado por muitos como uma parte dois ou álbum-irmão de “folklore”.
Nesse disco, a cantora mantém as influências no folk e no indie e uma pegada mais intimista, mas com mais experimentações.
O disco foi muito bem recebido pela crítica e foi lançado em comemoração aos 31 anos da cantora.
1. willow
2. champagne problems
3. gold rush
4. ‘tis the damn season
5. tolerate it
6. no body, no crime feat HAIM
7. happiness
8. dorothea
9. coney island feat The National
10. ivy
11. cowboy like me
12. long story short
13. marjorie
14. closure
15. evermore feat Bon Iver
Por que Taylor Swift regravou seus álbuns?
Durante o início de carreira, Taylor Swift assinou um contrato com a Big Machine Records e, de 2006 a 2017, a artista lançou seis álbuns com a gravadora, sendo eles “Taylor Swift” (2006), “Fearless” (2008), “Speak Now” (2010), “Red” (2012), “1989” (2014) e “Reputation” (2017).
Ao fim do contrato, Taylor fez uma proposta de comprar os masters (direito da versão “final”) das músicas lançadas com o selo, para ter controle total de suas composições e melodias.
Contudo, a Big Machine Records não aceitou a proposta da artista e, além disso, vendeu os masters ao empresário Scooter Braun, famoso por ser responsável pela administração da carreira de artistas como Justin Bieber e Ariana Grande.
Para conseguir os direitos sobre seu catálogo enorme de músicas lançadas até o fim do contrato com a Big Machine, Taylor Swift decidiu regravar todos os seus álbuns e fazer um novo lançamento com a adição do título “Taylor’s Version”, em tradução, a “Versão da Taylor”.
Ouça os álbuns de Taylor Swift na Deezer
E aí, você saberia dizer qual dos álbuns da Taylor Swift fez mais sucesso ou qual seu preferido? Do country ao pop, das influências no indie e no folk, a cantora estadunidense com certeza é uma referência como cantora e compositora, sem contar nos inúmeros prêmios conquistados.
Adorei rever toda a discografia da Taylor Swift com vocês e agora só posso dizer que não vejo a hora do novo álbum estar disponível em minha plataforma.