Dorival Caymmi já cantou que quem não gosta de samba bom sujeito não é. Eu concordo, mas acho que nessa frase falta também incluir os pagodes antigos, não acha?
Afinal, se existe um estilo musical que anima qualquer festa, churrasco com os amigos ou aquele dia de faxina esse gênero é o pagode.
Seja para dançar ou ficar todo apaixonado ao som dos pagodes antigos românticos, uma playlist desse estilo é sempre uma boa pedida, né?
E para relembrar as músicas que mais bombaram no passado, trouxe essa lista completa com os melhores pagodes antigos, para você que também sente saudade de curtir o som do Exalta, Raça Negra, SPC ou Revelação. Vamos lá?
R$1,80 NOS DOIS PRIMEIROS MESES? É #SÓNADEEZER!
Qual origem do pagode?
O pagode é um gênero musical que nasceu do samba, com origem de encontros que ocorriam nos fundos dos quintais das casas do subúrbio e nos centros do Rio de Janeiro.
Assim como outros estilos musicais verdadeiramente nacionais, o pagode também surgiu como uma manifestação da cultura popular, especialmente da população negra brasileira.
O termo “pagode”, por exemplo, se popularizou por ser utilizado para se referir a festas com muita alegria, comida, bebida e música, como uma referência aos festejos que ocorriam em quilombos e senzalas no século XIX.
A palavra ganhou um novo significado com o surgimento desse filho do samba, o pagode!
Esse novo gênero musical, que começou a se popularizar entre os anos 1970 e 1980, era bastante semelhante ao samba, mas trazia novos elementos, como o tantã, repique de anel e o banjo com braço de cavaquinho.
A história do pagode está bastante relacionada ao famoso grupo Fundo de Quintal e da sambista Beth Carvalho.
Foi durante uma visita à quadra do bloco Cacique de Ramos, na década de 1970, que Beth Carvalho conheceu o grupo de pagodeiros que já era famoso na região.
A sambista, de imediato, simpatizou com a sonoridade do grupo e a mistura de ritmos que traziam, resolvendo gravar também as composições do grupo.
Após esse encontro de gigantes, a compositora e instrumentista se tornou a madrinha do bloco e do grupo. E até hoje é conhecida como a Madrinha do Pagode.
Depois de Fundo de Quintal, diversos outros grupos e artistas solos surgiram.
Um dos discos mais memoráveis do gênero foi o LP “Raça brasileira”, produzido por Milton Manhães e com interpretações de artistas como Jovelina Pérola Negra, Pedrinho da Flor, Elaine Machado, Mauro Diniz e Zeca Pagodinho, em 1985.
Desse disco, muitos artistas resolveram seguir com carreira solo, como é o caso do Zeca Pagodinho, que é até hoje um dos nomes mais importantes da música brasileira.
E foi com esse começo que as músicas que hoje são consideradas pagodes antigos se tornaram, na verdade, músicas nostálgicas que a gente tanto ama curtir.
Tipos de pagode
Depois de Fundo de Quintal e grandes nomes que se destacaram no gênero, como Jorge Aragão, Nei Lopes, Jovelina Pérola Negra, Zeca Pagodinho e Almir Guineto Capri, o pagode foi crescendo e ganhando ramificações.
Além do surgimento de dois tipos principais de pagode, o ritmo passou pelo processo de comercialização ainda mais intenso, com forte investimento da indústria fonográfica.
O resultado? Diversos talentos do pagode surgiram, com novos elementos tanto na sonoridade quanto nas letras. Veja:
Pagode romântico
Esse estilo mais romântico do gênero se fortaleceu no final da década de 1980, quando a indústria fonográfica buscava promover mudanças no estilo para tornar as canções mais comerciais e populares, atingindo o grande público.
As mudanças deram certo e essa vertente marcou a década de 1990. A prova está nessa pergunta simples: quem nunca passou o dia com uma dos famosos pagodes românticos antigos na cabeça?
“Essa tal liberdade”, do Só pra Contrariar, “Me apaixonei pela pessoa errada”, do Exaltasamba e “Temporal” do Art Popular são só alguns exemplos de sucesso desse estilo.
E foi assim, com letras românticas e harmonias mais suaves que o pagode romântico marcou uma década!
“Quero te abraçar, quero te beijar. Te desejo noite e dia…”
Pagode baiano
O pagode baiano, também conhecido como pagodão e swingueira, é uma proposta bem diferente do subgênero mais romântico que vimos acima.
Esse tipo de pagode, que tem origem em Salvador na Bahia, traz uma mistura do pagode, samba-reggae e um ritmo mais acelerado.
Uma grande característica dos grupos de pagodão baiano são as coreografias. Mas não se confundam: o pagode baiano não é a mesma coisa que o axé music, embora muitos artistas transitem entre os dois gêneros musicais.
Assim como o pagode romântico, o pagodão também bombou muito nos anos 1990 e 2000, tendo como precursores grupos como o Harmonia do Samba, Terra Samba, Companhia do Pagode e Gera Samba.
Com a popularidade do gênero no país todo, outros grupos surgiram, como o Axé Blond e o Tchakabum.
Nos anos 2000, o Psirico e o Parangolé foram exemplos que se destacaram no gênero, dominando os Carnavais.
Pagodes antigos: grupos e cantores
Os grupos de pagode dominaram os anos 1990, quem lembra? E desses grupos, muitos artistas resolveram seguir carreira solo e alguns estão juntos até hoje, fazendo shows pelo país.
Vamos relembrar nessa seleção de grupos e cantores de pagodes antigos que dominaram esse gênero musical!
Grupo Revelação
O Grupo Revelação é um dos destaques do gênero, com diversos hits emplacados que até hoje não podem faltar na trilha sonora de qualquer churrasco com os amigos.
Com formação na década de 1990, no Rio de Janeiro, o grupo ainda está na atividade e coleciona músicas clássicas do gênero, como “Velocidade da Luz”, “Medo de Amar”, “Deixa Acontecer”, “Tá Escrito” e vários outros grandes sucessos.
Só Pra Contrariar
O grupo Só Pra Contrariar (SPC) também é um dos grandes nomes do pagode e do samba. De Uberlândia para o Brasil, o SPC conquistou um grande público com diversos hits românticos e dançantes, revelando talentos como o cantor Alexandre Pires – que desde 2002 segue carreira solo.
Entre as músicas mais famosas do SPC, temos o clássico pagode romântico “Essa Tal Liberdade” e outras faixas como “Que Se Chama Amor”, “Depois do Prazer”, “Dói Demais”, “Me Perdoa” e tantos outros hits.
Exaltasamba
O Exaltasamba, o famoso Exalta, é um dos maiores grupos de pagodes de todos os tempos. Desde a sua formação, em 1982, já são 40 anos de muitas músicas de sucesso e mudanças de integrantes.
Uma das fases mais lembradas pelos fãs foi com a formação que contava com a presença dos artistas Péricles e Thiaguinho, que hoje também seguem brilhando em carreira solo.
Bateu aquela saudade de ouvir as músicas que marcaram a história do Exalta? Então, dê o play em nossa seleção 100% Exalta e curta hits como “Tá Vendo Aquela Lua”, “Me Apaixonei Pela Pessoa Errada”, “Telegrama”
“Valeu”, “Fugidinha” e outras:
Raça Negra
Com as faixas “Cheia de Manias”, “Cigana”, “Doce Paixão” e tantos outros pagodes românticos, Raça Negra é o grupo de pagode e samba que não poderia ficar de fora dessa minha seleção.
Em 2023, o grupo completa 40 anos de história com uma coleção enorme de hits que fazem sucesso com os nostálgicos, mas também com o público mais jovem, especialmente por conta das letras que são usadas como indireta ou meme.
Quem nunca viu por aí a frase “Então me ajude a segurar, essa barra que é gostar de você”? Pois aqui estão os criadores. Curta as melhores músicas do Raça Negra no player abaixo:
Katinguelê
O Katinguelê é um grupo paulista de pagode que bombou entre os anos 1980 e 1990. Durante esse período, apresentou grandes artistas que até hoje são considerados os grandes nomes do pagode anos 90, como os vocalistas Salgadinho e Diguinho, que hoje já não fazem parte da formação.
Relembre os grandes hits do grupo, como “Inaraí”, “Recado a Minha Amada” e “Engraçadinha”.
Os Morenos
Você lembra do grupo Os Morenos? Com origem nos anos 199, no Rio de Janeiro, esse grupo explodiu com a música “Marrom Bombom” e passou a fazer muito sucesso no país todo com outras faixas, como “Mina de Fé”, “Pode Chegar” e outros sucessos.
Os pagodes antigos mais tocados
Pagode romântico, para dançar, para curtir com todo mundo no último volume ou no fone de ouvido, entre os pagodes antigos mais tocados tem um pouco de tudo isso. Veja só as doze músicas que separei para relembrar os sucessos do gênero.
1. Marrom Bombom
2. Cigana
3. Telegrama
4. Recado A Minha Amada
5. Louca Paixão
6. Mande um sinal
7. Insegurança
8. Inaraí
9. Tô te filmando
10. Essa Tal Liberdade
11. Me Apaixonei Pela Pessoa Errada
12. Coração radiante
Principais Playlist de pagodes antigos
No meu app, você encontra playlists para curtir as melhores músicas do seu artista favorito, mas também seleções com um mix de artistas com o melhor dos pagodes antigos.
Na dúvida do que ouvir para animar o seu dia, basta dar o play em algumas das dicas abaixo. Aposto que você não vai conseguir ouvir e ficar parado!
Essenciais do Pagode
O nome dessa minha playlist diz tudo: aqui, você encontra as melhores músicas do pagode!
Pagode Baiano
Muita swingueira te espera na playlist “Pagode Baiano”! Dê o play para dançar ao som do pagodão.
Pagodelícia
Com pagodes antigos e os hits que estão bombando no momento. Curta os clássicos do Pixote aos sucessos de Ludmilla, essa playlist de pagode está perfeita!
Pagode Anos 2000
Ouça uma seleção super alto astral com Exalta, Grupo Revelação, Pixote, SPC, Seu Jorge, Sorriso Maroto, Os Travessos e outros grandes sucessos dos anos 2000.
Radar Pagode
Para fechar essa nossa sequência de indicações, também recomendo você salvar entre os seus favoritos nossa playlist “Radar Pagode”, para não perder nenhuma novidade no gênero.
Afinal, é gostoso relembrar os hits do passado, mas também existem vários novos artistas mantendo super vivo esse ritmo tão brasileiro que é o pagode.
Curta os pagodes antigos mais tocados: #SÓNADEEZER!
E aí, curtiu essa proposta de relembrar os maiores hits de pagodes antigos?
Separei aqui os principais artistas que marcaram o gênero nos anos 90 e 2000, mas no meu app você encontra muitos outros artistas e grupos que bombaram no passado.
Conta para mim, ficou faltando alguma música que você ama relembrar? E para você, qual o melhor pagode de todos os tempos?
Essa última pergunta eu não consigo ter uma resposta! Amo essas playlists nostálgicas. Se você deseja relembrar outros clássicos do passado, de outros ritmos, como o rock ou forró, basta acessar meu app. Até a próxima!