Um dos ritmos musicais brasileiros mais cativantes, o forró tem lugar especial no coração dos amantes do karaokê. Foi pensando nisso que a Deezer listou algumas das faixas que não podem faltar na sua playlist de karaokê.
Nascido na Região Nordeste, o forró é um gênero musical diverso, com diferentes variedades e uma forte conexão com expressões populares do Brasil, como as festas juninas. Desde 2021, o forró é considerado patrimônio imaterial brasileiro.
Seja um forró das antigas, como os clássicos cantados por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, ou as novas combinações do forró com sertanejo, eletrônico, pisadinha e brega, uma coisa é certa: é impossível não querer dançar e cantar junto.
Confira aqui uma seleção perfeita para completar a lista dos maiores clássicos do karaokê e dançar agarradinho com o crush enquanto solta a voz:
Melhores músicas de forró para cantar no karaokê
- Eu Só Quero Um Xodó – Dominguinhos
- Dá Notícias – Mastruz Com Leite
- No Meu Pé de Serra – Luiz Gonzaga
- Xote da Alegria – Falamansa
- Chorei na Vaquejada – Eric Land e Tarcísio do Acordeon
- Procurando Tú – Trio Nordestino
- Xote Bom – Falamansa
- É Só Saudade – Cavaleiros do Forró e Iguinho e Lulinha
- Mala – Wallas Arrais
- Coração – Aviões do Forró
- Asa Branca – Luiz Gonzaga
- Forró Pesado – Trio Nordestino
- Dois Corações e uma História – Bonde do Forró
- Pega o Guanabara – Wesley Safadão
- Ai que Saudade d’Ocê – Elba Ramalho
- Severina Xique Xique – Genival Lacerda
- Forró do Xenhenhém – Elba Ramalho
- Isso Aqui Tá Bom Demais – Dominguinhos
- Eu, Você e o Amor – Forró Mel com Terra
- Me Usa – Banda Magníficos
- Forró em Limoeiro – Jackson do Pandeiro
- O Xote das Meninas – Luiz Gonzaga
- Esperando na Janela – Gilberto Gil
- Você Não Vale Nada – Calcinha Preta
- Oia Eu Aqui de Novo – Luiz Gonzaga
👉 Ler também: Músicas de Forró e Piseiro para ouvir e dançar
Forró das antigas para cantar no karaokê
Conhecido também como forró pé de serra, o forró tradicional inclui subgêneros como: xote, arrasta-pé, xaxado, baião, entre outras variantes. O que melhor define esse ritmo é a sua composição musical, tocada geralmente em trios com acordeão, zabumba e triângulo.
Artistas e bandas de forró desse grupo fizeram algumas das músicas brasileiras mais conhecidas, como “Asa Branca” de Luiz Gonzaga. Afinal, quem não lembra da letra icônica “Quando olhei a terra ardendo / Qual fogueira de São João”?
Outro instrumentista e compositor nordestino que aparece nas listas dos maiores clássicos do forró para cantar no karaokê é Dominguinhos. Canções como “Eu Só Quero Um Xodó” e “Isso Aqui Tá Bom Demais” se tornaram verdadeiros hits com suas letras animadas:
“Olha, isso aqui tá muito bom
Isso aqui tá bom demais
Olha, quem tá fora quer entrar
Mas quem tá dentro não sai, pois é”
Vale lembrar que o forró também é um espaço de mulheres. A cantora paraibana Elba Ramalho, por exemplo, é referência nesse ritmo brasileiro. Músicas como “Forró do Xenhenhém” ganharam vida na sua voz e alegria inconfundíveis:
“Morena forrozeira do cangote suado
Tô ficando arriado com você, meu bem
Com esse rebolado teu corpinho fica mole
E nesse bole-bole, nesse vai-e-vem”
Novos hits de forró para cantar no karaokê
Mas o forró não parou no tempo e teve grandes inovações sonoras e de estilo nas últimas décadas. Aviões do Forró, Bonde do Forró e Cavaleiros do Forró são alguns dos grupos dessa nova geração.
Afinal, vamos concordar que não dá para falar de clássicos do forró sem lembrar de “Xote dos Milagres”. Essa é uma das músicas mais cantadas nos karaokês desde os anos 2000, de autoria do grupo de forró universitário Falamansa. O desafio aqui é cantar sem sair dançando:
“Ê, mas peraê
Ouça o forró tocando
E muita gente aê
Não é hora pra chorar”
Além do sucesso desse subgênero, existe também o forró eletrônico, que surgiu no início dos anos 90. Com sua originalidade de ritmos, grupos como a Banda Magníficos vieram com verdadeiros hits de karaokê, como “Me Usa” e “Verdadeiros Amor”:
“Momentos de amor, quero com você
Momentos eternos pra nunca esquecer
Se você me ama, me leva pra cama
Acende essa chama de amor e querer”
Hoje em dia, artistas como Juliette e Wesley Safadão têm investido em composições que mesclam forró e outros ritmos (como o pop e o brega) para criar músicas autênticas e contemporâneas. Que tal incluí-las na sua playlist de karaokê? Você não vai se arrepender!
Ler mais sobre esse tema: