Não é só dancinha: sucesso no mundo todo, TikTok também ajuda a bombar hits de artistas famosos
Lançado em 2017, o TikTok é um aplicativo de vídeos curtos, que geralmente têm entre 15 e 60 segundos. Está disponível para iPhone e Android e foi criado pela empresa chinesa ByteDance.
O TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo em 2021, com 656 milhões de downloads. Além de produzir e compartilhar vídeos, permite ainda interagir com outros usuários por mensagens privadas.
O sucesso estrondoso da plataforma ajuda artistas no mundo todo a se destacar com vídeos de seus principais trabalhos. Um dos exemplos mais marcantes de pessoas que se tornaram conhecidas no mundo artístico ao gerar milhões de views no TikTok é a filipina Bella Poarch, mas até artistas já famosos e que vieram pelos caminhos – digamos – tradicionais de estúdios e palcos também usam a plataforma para multiplicar o alcance de suas músicas. Algumas delas estão bombando em 2023 e já entraram na lista das mais tocadas no ano:
1. Miley Cyrus – Flowers
Como não poderia deixar de ser, Miley Cyrus, com a explosiva “Flowers”, está no topo como a canção que mais bombou nas plataformas em 2023, arrasando a concorrência. Você provavelmente já se pegou cantando “Flowers”, um dos hits mais recentes da artista e single do álbum Endless Summer Vacation. A música virou um clássico, um hino de self-love, e chegou ao topo das paradas da Billboard, dominou a internet, as rádios e os serviços de streaming. O videoclipe apresenta uma Miley empoderada, falando sobre suas dores, com um foco na volta por cima na vida como um todo.
2. Tiesto – Drifting
O DJ e produtor musical holandês Tiësto se aventura ao lançar o single “Drifting”. Uma mistura de pop com eletrônico que convence positivamente em cerca de 2 minutos de vídeo. Seu estilo inventivo o coloca na cena underground da música eletrônica. O artista tem uma legião de fãs mundo afora, com mais de 3 milhões de seguidores aqui na Deezer. O single principal “The Business”, do álbum Drive, já acumulou mais de 1,7 bilhão de streams em todo o mundo.
3. Coi Leray – Players
O aspecto visual não é o ponto forte do videoclipe de “Players”: uma animação simples em fundo de tela estático dá conta do single principal do segundo álbum que apresenta a cantora e rapper norte-americana Coi Leray, intitulado Coi. Publicado pela primeira vez no Tik Tok, o trecho da música já foi reproduzido mais de 5 milhões de vezes na plataforma.
4. People – Libianca
Uma câmera subjetiva percorre uma estrada em 22 segundos de vídeo. Com temática africana, a cantora e compositora camaronesa Libianca se junta a Becky G para o remix latino de seu hit “People”. A faixa original se tornou uma das músicas africanas com a maior visibilidade nas plataformas digitais na última semana. A artista ganhou visibilidade a partir de dezembro, e o cativante som afro-pop, combinado com os vocais em espanhol de Becky G, cantora norte-americana de origem mexicana, cria uma nova atmosfera para a faixa.
5. Calm Down – Rema e Selena Gomez
A parceria entre o rapper nigeriano Rema com a pop-star Selena Gomez chegou com força ao mainstream com “Calm Down” e bombou no TikTok no início de 2023. O clipe traz uma Selena sensual e com voz equilibrada e ultrapassou o número de 93 mil curtidas no TikTok: a combinação perfeita para um hit.
6. Angels Like You – Miley Cyrus
Depois de comandar as paradas musicais com hits do álbum Endless Summer Vacation, entre eles “Flowers”, que encabeça a lista, Miley Cyrus está vendo outra canção dominar as plataformas. Trata-se de “Angels Like You”, uma balada romântica que fala de problemas em um relacionamento amoroso e foi lançada no seu álbum Plastic Hearts, de 2020.
7. Vampiros – Rosalía, feat. Rauw Alejandro
Um clássico do ritmo latino, no caso o reggaeton: o fenômeno Rosalía – vencedora do Grammy e do Grammy Latino – não poderia faltar na lista. Aqui com a participação do seu noivo Rauw Alejandro em “Vampiros”, uma canção de amor sobre relacionamentos que traz boas vozes que se complementam.
8. Makeba – Jain
Makeba foi lançado em 2015 e agora, oito anos depois, se torna hit nas plataformas, com a até então desconhecida cantora francesa Jain. Jeanne Louise Galice tem 31 anos e nasceu em Toulouse, mas viveu parte da adolescência no Congo. Makeba mescla os estilos pop e afrobeat. O título da canção remete a Miriam Makeba, cantora e ativista sul-africana que lutou contra o regime do apartheid, na África do Sul.
9. Never Felt So Alone – Labrinth
Timothy Lee McKenzie, mais conhecido pelo seu nome artístico Labrinth, é um cantor-compositor e produtor musical inglês. É dele uma das mais tocadas nas plataformas, “Never Felt So Alone”, com a ilustre participação da cantora Billie Eilish. A canção também está no seu álbum Ends & Begins, lançado este ano. Uma versão anterior de “Never Felt So Alone (feat. Billie Eilish)” já havia sido apresentada na série, “Euphoria”, da HBO.
10. Danger Zone – Kenny Loggins
Um clássico do cinema do ano de 1986, “Top Gun” ganhou nova versão, o “Top Gun: Maverick”, em 2022. Na trilha sonora do filme, novamente está “Danger Zone”, de Kenny Loggins. O cantor e compositor norte-americano regravou a música de modo exatamente igual à versão original, e “Danger Zone” viralizou nas plataformas em 2023.
Pronto, agora você já entrou no mundo dos zoomers e está sabendo (quase) tudo sobre como o TikTok se insere no mundo do entretenimento, não importa se é dancinha ou pegadinha! Disponha 😛
Descubra as nossas ofertas