Deu Baile: saiba tudo sobre o projeto original de funk criado pela Deezer em parceria com VHOOR
Estreando as produções originais de funk da Deezer, Deu Baile (2022) é um projeto supercriativo que une artistas brasileiros de diferentes gerações para celebrar esse estilo musical. O disco conta com a parceria do produtor e diretor musical VHOOR.
Diretamente do começo do milênio, Valesca Popozuda e Deize Tigrona ganham versões nesse projeto, representando a sonoridade emblemática nascida nos bailes cariocas. Da nova geração, MC Menor da Vg e Mc Bin Laden chegam com faixas representando os bailes paulistanos.
Nesse disco incrível, Deezer e VHOOR trabalharam juntos para mostrar, através da união desses dois gêneros musicais (funk e Miami bass), toda a força do funk não só como estilo musical, mas também como vivência. As batidas leves e nostálgicas se unem às letras emblemáticas de sucessos do funk carioca e do funk paulistano.
Deu Baile foi lançado em agosto de 2022 durante o festival MECA Inhotim com VHOOR, Deize Tigrona, Mc Bin Laden e muitos outros artistas. Deu Baile representa um projeto inovador no campo musical, lembrando o óbvio: funk é arte e cultura. Confira abaixo um pouco mais sobre a parceria e a sonoridade desse projeto incrível da Deezer.
VHOOR
Nascido na periferia de Belo Horizonte (Minas Gerais), Victor Hugo, mais conhecido por projeto artístico VHOOR, ganhou notoriedade como produtor musical no cenário internacional após o lançamento dos seus primeiros EPs. Foi com o seu primeiro álbum, Baile & Beats (2018), que sua obra começou a ganhar forma, evoluindo para mais quatro álbuns da mesma série, como Baile & Vibes (2020) e Baile & Sauce (2020).
Como beatmaker e produtor, sua proposta é a união da música brasileira com gêneros e batidas internacionais. VHOOR já associou o funk ao Drill (gênero musical estadunidense relacionado ao trap), ao soul e ao jazz, colocando o artista no top das pistas.
Segundo Victor Hugo, sua música tem uma conexão muito próxima com a sua história de vida. Para o artista, o funk foi e é um elemento-chave para compreender suas experiências profissionais e pessoais. Vendo sempre de perto os bailes que rolavam no seu bairro, a ideia de criar o VHOOR surgiu dessa vontade de trazer elementos da música global ao cenário nacional.
Com o VHOOR, Victor Hugo lançou novas versões de sucessos de artistas como Jorge Ben Jor e Bebel Gilberto, caindo no gosto de importantes nomes da música eletrônica mundial. Em 2020, o grande produtor musical francês Gilles Peterson lançou uma lista no jornal britânico “The Guardian” que contava exclusivamente com músicas brasileiras, incluindo “Imagem” do EP MPBEATS (2019), de VHOOR.
Deu Baile: a combinação de funk e Miami bass
O Miami bass é um estilo musical derivado do hip hop que surgiu na periferia de Miami, Estados Unidos, durante a década de 1980. Sua sonoridade mescla elementos clássicos (como as batidas da primeira caixa de ritmos programável, Roland TR-808) com outras influências sonoras das ruas, como buzinas e sirenes, criando uma melodia nostálgica que nos leva direto aos bailes de funk dos anos 2000 no Brasil.
Foi logo no início da década de 1990 que o Miami bass chegou ao Brasil, influenciando, principalmente, artistas do funk que fizeram dessas batidas um ícone atemporal. Para trazer uma referência sonora, a batida de “Glamurosa“, de MC Marcinho, é um ótimo exemplo do Miami bass no funk carioca.
Depois de projetos como BAILE (2021), com o rapper mineiro FBC, VHOOR consagrou a volta dessa combinação entre funk e Miami bass. A aposta da Deezer foi trazer esse sucesso para produzir um disco tão icônico quanto. Deu Baile é o resultado de um trabalho magnífico e genuinamente brasileiro que valoriza o funk com uma parceria incrível.
Confira aqui a lista completa das faixas de Deu Baile:
“Bom à Beça” – Deize Tigrona, VHOOR
“Reverse” – Mc Jacaré, VHOOR
“Quem Manda” – Valesca Popozuda, VHOOR
“Zum Zum Zum” – Mc Bin Laden, VHOOR
“Malandrinha” – Mc Mari, VHOOR
“Na Vibe” – Mc Menor da Vg, VHOOR
“Intuito” – MC Teteu, VHOOR
“Um Anjo Vem” – MC Neguinho do Kaxeta, VHOOR
“Meses Perdidos” – FBC, VHOOR
“Não Pare” – MC Frog, VHOOR
Descubra as nossas ofertas