12 principais bandas de grunge para relembrar

PREMIUM

3 MESES GRATIS

Ouça música de forma ilimitada, sem anúncios, e faça download das suas favoritas para ouvir onde e quando quiser.

Depois, R$ 24,90 ao mês.
Cancele quando quiser.

FREE

NENHUM PAGAMENTO E NECESSARIO

Ouça suas músicas favoritas de forma gratuita e explore nosso catálogo com milhões de faixas e playlists.

Ouça suas músicas gratuitamente e experimente nosso aplicativo! Desfrute de milhões de faixas e listas de reprodução em qualquer lugar, o tempo todo.
Nenhum pagamento e necessario.

O grunge, além de ser um gênero musical, também imprime toda uma estética. 

O Nirvana, por exemplo, além de unir todas as tribos, lançou também diversas tendências de moda, como a clássica camisa xadrez e as roupas mais folgadas.

Depois do surgimento do power trio de Kurt Cobain e de outras bandas com esse estilo, as próprias camisetas de banda se tornaram uma marca do movimento entre os fãs.

E assim, com esse aspecto desleixado intencional e um som único inspirado no hardcore, bandas como Pearl Jam, Soundgarden, Alice in Chains e tantas outras marcaram toda uma geração.

Se você, assim como eu, também acha que esse gênero musical nunca saiu e nem sairá de moda, vem comigo. 

Prepara a bandana, camisa xadrez e coturno, pois vamos curtir agora as melhores bandas e artistas do grunge de todos os tempos.

PRIMEIRO MÊS GRÁTIS? É #SÓNADEEZER!

Grunge: entenda tudo sobre esse gênero

Antes de compartilhar com você os principais artistas de Grunge, vou contextualizar um pouco esse gênero musical que fez tanto sucesso nos anos 90 e deixou um grande legado para a música. 

O estilo caiu como um meteoro no cenário musical, transformando tendências anteriores e mesclando referências de metal e punk.

A inovação chamou a atenção do público e da crítica, transbordando da música para influenciar os hábitos de consumo dos jovens da época, que passaram a adotar o estilo desleixado dos artistas.

Para conhecer mais sobre o gênero, vamos voltar um pouco na história da música? Então vem comigo!

Origem do termo “grunge”

O nome vem de uma pronúncia mais relaxada da palavra “grungy”, um jargão do inglês que quer dizer “sujo”.

Por isso, tanto o som quanto a estética grunge são mais desleixados e as temáticas das músicas tocam em tabus e questões delicadas, como transtornos mentais.

Mark Arm, vocalista da banda Green River (e mais tarde da banda Mudhoney), é conhecido como o primeiro artista a utilizar esse termo, em 1981. 

Contexto de criação do grunge

Também chamado de Seattle Sound ou Som de Seattle, esse estilo é um subgênero do rock alternativo que surgiu no final da década de 1980 em Washington, nos Estados Unidos.

Tudo começou com duas bandas: Soundgarden e Green River. Não demorou para o subgênero do rock ganhar destaque e logo outros grupos surgiram.

Dentre eles, Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam são nomes importantes para a história do estilo.

Esse foi um dos maiores movimentos dos anos 1990 e trouxe um frescor para um gênero que estava começando a ficar saturado no final dos anos 1980. 

Características e principais temas

Com inspiração no hardcore punk, heavy metal e indie rock, o estilo musical tem como principal característica essa “despreocupação” com tudo: roupas sofisticadas, composições refinadas e a fama não eram o foco do movimento.

Com referências do metal dos anos 70, claramente notável no som das guitarras, as bandas do gênero eram conhecidas pelas letras cheias de atitude, uma herança do punk, que também inspirou o comportamento dos artistas nos shows.

As produções trazem distorções nas guitarras e toda a energia do instrumento era transmitida na atitude dos artistas nos shows.

As letras das músicas desse gênero são caracterizadas por altas doses de angústia e sarcasmo, entrando em temas como alienação social, traumas psicológicos e desejo de liberdade.

O que foi o estilo grunge

A estética desse subgênero é bem mais despojada, especialmente em comparação com outras vertentes do rock.

Os cantores do gênero adotam uma aparência mais desleixada, que rejeita as teatralidades em suas performances e também em suas estéticas.

Na época, os jovens logo se identificaram com essa rebeldia e não demoraram muito para seguir o estilo dos cantores.

Camisa xadrez, calças jeans rasgadas, tênis surrados e coturnos eram quase uniformes durante o auge do movimento nos anos 90, assim como os cabelos desarrumados e geralmente mais compridos.

Grunge: 12 principais nomes do estilo musical

Esse estilo musical que tanto conquistou os jovens nos anos 90 reuniu grandes artistas, que deixaram um legado inesquecível. 

Para mergulhar nesse gênero, eu listei as 15 principais bandas para compartilhar com você. Vem saber mais sobre elas e seus principais hits!

Nirvana

Nirvana e o grunge

O Nirvana era um grupo musical formado por Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic.

A banda se estabeleceu no cenário do grunge no final dos anos 1980, quando lançou seu primeiro álbum, Bleach, pela gravadora independente Sub Pop, em 1989.

O som da banda era baseado em contrastes dinâmicos, muitas vezes intercalando entre versos calmos e barulhentos, com refrões pesados.

Depois de assinar com a gravadora DGC Records, a banda conseguiu atingir um sucesso inesperado com o single “Smells Like Teen Spirit”. 

Após esse sucesso, Cobain começou a ser referido na grande mídia como o “porta-voz de uma geração”, papel que ele certamente não queria assumir quando começou a tocar, como ele mesmo já disse em entrevistas no passado.

De qualquer forma, Nevermind, o segundo disco da banda, é até hoje referido como um dos melhores álbuns de rock da história e, apesar do fim trágico da banda, com a morte de Kurt Cobain, as músicas continuam a fazer sucesso e a cativar novos fãs até hoje.

OUÇA A PLAYLIST 100% NIRVANA

Alice in Chains

O Alice In Chains é outro grande grupo do subgênero do rock. Apesar de ter sido formado em 1987, a banda só foi conhecer o sucesso em 1992, quando a canção “Would?” apareceu na trilha sonora do filme Vida de Solteiro.

Logo em seguida, eles lançaram o álbum Dirt, que tinha um som pesado guiado pela guitarra e cheio de distorções, ao mesmo tempo em que abria espaço para harmonias vocais complexas, sendo um sucesso tanto de crítica quanto de público.

Para divulgação do seu primeiro álbum, a banda saiu em turnê com Ozzy Osbourne e o grupo chegou a tocar no Hollywood Rock, no Brasil, em 1993.

Depois disso, o grupo lançou mais um álbum com o vocalista Layne Staley e teve de passar por um longo hiato devido ao problema do cantor com drogas.

Em 2002, a formação original do Alice in Chains chegou ao fim, pois, tragicamente, Layne Staley foi encontrado morto em seu apartamento vítima de uma overdose.

O Alice in Chains, então, ficou 8 anos sem fazer nenhum lançamento novo, até surgirem com uma nova formação em 2010.

Desde então, a banda voltou à atividade e segue conquistando novos ouvintes. Confira um dos maiores sucessos do Alice in Chains:

Pearl Jam

Pearl Jam

Pearl Jam é uma das bandas mais famosas do grunge e do rock alternativo. O grupo se formou nos anos 1990, com Eddie Vedder, Jeff Ament, Stone Gossard e Mike McCready na formação original.

Tempos depois, a banda passou por algumas mudanças na formação e o baterista Matt Cameron, que também compõe o Soundgarden, passou a fazer parte do grupo Pearl Jam.

Eles viveram também o auge da explosão do movimento nos EUA e no mundo, lançando diversos discos e músicas que são eternos sucessos, como as faixas “Alive”, “Black”, “Last Kiss”, “Even Flow”, “Jeremy”, “Sirens”. 

O último trabalho da banda foi lançado em 2020, durante a pandemia, com o álbum Gigaton.

Particularmente, eu acho que Pearl Jam é uma daquelas bandas perfeitas para ouvir em uma road trip. 

Se você também acha, então já salva essa playlist com os maiores clássicos do Pearl Jam e aumente o volume quando for cair na estrada.

Soundgarden

Soundgarden foi uma banda norte-americana que se manteve em atuação entre os anos 1984 a 1997 e, depois de uma pausa, voltaram por um tempo, tocando entre o período de 2010 a 2017.

Em 2017, os integrantes trabalhavam em um novo álbum, mas o processo foi interrompido pela morte do vocalista Chris Cornell, que levou ao fim da banda.

Quem se lembra do grande hit “Black Hole Sun”? Essa faixa, além de ser uma das mais famosas da banda, rendeu ao grupo a premiação de um Grammy e a presença na lista dos 100 Maiores Artistas do Hard Rock.

Para matar a saudade dos grandes clássicos da banda:

OUÇA A PLAYLIST 100% SOUNDGARDEN

Temple of The Dog

Temple of The Dog é um super grupo de grunge formado por estrelas do estilo. 

A formação da banda contava com ninguém mais, ninguém menos que os artistas Chris Cornell, Eddie Vedder e Jeff Ament do Pearl Jam, Mike McCready, Stone Gossard e Matt Cameron do Soundgarden. 

Chris Cornell foi o responsável por unir essa galera. O cantor criou a banda como uma homenagem a Andrew Wood, seu amigo e vocalista do grupo Mother Love Bones.

Esse grupo de elite do estilo musical permaneceu em atividade entre os anos 1990 a 1992 e depois fizeram uma longa pausa para reuniões pontuais em 2009 e 2011.

Durante esses anos, Temple of The Dog colecionou sucessos como “Hunger Strike”, “Call me a Dog” e “Say Hello 2 Heaven”.

Curiosamente, no período em que estiveram tocando juntos, esses artistas ainda não tinham estourado no mundo todo.

Por isso, só anos depois os fãs se tocaram da importância que foi o grupo Temple of The Dog. Já imaginou um show com essa banda?

Silverchair

O Silverchair, por sua vez, foi uma banda formada em 1992 por Daniel Johns, Chris Joannou e Ben Gillies.

Inicialmente, a banda seguiu as vertentes do grunge, com um som que remetia ao Pearl Jam, Nirvana e Soundgarden, porém, o estilo foi mudando ao longo da carreira.

Miss You Love”, “Ana’s Song (Open Fire)”, “Freak” e “Roses” são os principais hits emplacados pelos integrantes do Silverchair durante sua trajetória musical.

Por muito tempo, o grupo dizia que o nome veio de um erro de escrita de “Sliver Chair”, que seria uma referência às músicas “Sliver”, do Nirvana, e “Berlin Chair”, do You Am I.

Entretanto, em 2007, a banda assumiu que, na verdade, o nome é inspirado no livro de C. S. Lewis, “As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata” (“The Chronicles of Narnia: The Silverchair”).

Durante a carreira, o grupo gravou 5 álbuns de estúdio e foi muito bem sucedido, sempre apostando em novas sonoridades para conseguir um resultado diferente.

O seu disco mais voltado para o subgênero do rock é o primeiro, Frogstomp, que os fãs vão reconhecer como o famoso “disco do sapo”.

OUÇA A PLAYLIST 100% SILVERCHAIR

Stone temple pilots

Stone Temple Pilots também foi uma banda muito relevante no cenário grunge. A banda surgiu nos anos 1989 e permaneceu em atividade até 2002.

Depois de um período em hiato, o grupo retornou em 2008 e até hoje está em atividade.

A formação que levou o grupo a ser conhecido nos EUA e internacionalmente contava com o vocalista Scott Weiland. 

Ele permaneceu na banda desde a origem até o ano de 2013, quando faleceu.

Após a perda do vocalista, a banda retornou com Chester Bennington (Linkin Park), mas ele também deixou o grupo dois anos depois. Atualmente, a formação segue com Jeff Gutt como vocalista.

Um dos grandes hits da banda é a faixa “Plush”, lançada ainda com a formação original, com o Scott Weiland como vocalista.

Hole

Courtney Love e Kurt Cobain certamente foram o casal mais famoso do grunge. 

E assim como Cobain, Courtney também conquistou seu espaço à frente de uma das principais bandas desse gênero do rock alternativo, a Hole.

A formação original do grupo contava com Courtney Love nos vocais e guitarra e Eric Erlandson também na guitarra.

Ao longo dos 16 anos de banda, a formação mudou bastante, mas sempre com a Courtney como líder.

Em 2012, o grupo encerrou as atividades, mas você sempre pode curtir as músicas de Hole que ficaram eternizadas no meu app. 

Uma das faixas mais famosas foi “Celebrity Skin”. Que tal relembrar desse hit?

L7

Formada em 1985, a banda L7 teve quatro integrantes, todas elas mulheres. Juntas, Donita Sparks, Dee Plakas, Suzi Gardner e Jennifer Finch espalharam muito girl power em letras que marcaram a história do grunge.

O último álbum do grupo, Scatter The Rats, foi lançado em 2019, após 20 anos sem trabalhos inéditos.

Essa produção trouxe um foco maior no rock alternativo, seguindo as tendências do disco anterior, Slap Happy, de 1999. 

Antes disso, a banda fez uma turnê que resultou no documentário L7: Pretend We’re Dead em 2014. 

Apesar de não ter lançado nenhum novo projeto desde 2019, as integrantes da L7 deixaram vários sucessos que você pode curtir no meu app, como “Pretend We’re Dead”, “Everglade” e “Monster”.

Mudhoney

Mudhoney foi formada em 1988 e ficou conhecida como uma das principais bandas do rock internacional dos anos 90. 

A formação conta com Mark Arm e Steve Turner, que fizeram parte do grupo Green River, considerado por muitos como a primeira banda do gênero musical. 

Arm e Turner se juntam a Guy Maddison e Dan Peters para lançar sucessos como “Touch me I’m sick”, que se tornou um dos maiores hits da banda com o som de guitarras distorcidas e uma letra carregada de sarcasmo.

O som faz parte do álbum Superfuzz Bigmuff, o mais clássico da banda.

No meu app você pode ouvir as faixas “Sweet Young Thing Ain’t Sweet No More”, “Hate the Police” e “If I Think”, que estão entre as composições deste trabalho..

Bush

Bush é uma banda britânica, que se consagrou entre os principais artistas de grunge nos anos 90.

Entre 1992 e 2002, o grupo lançou quatro álbuns de estúdio com faixas que se tornaram grandes hits do gênero musical, como “Swallowed” e “Greedy Fly”, as duas músicas do álbum Razorblade Suitcase.

O disco seguinte, The Science of Things, já trouxe elementos da música eletrônica, com forte influência do dance music, que você pode ouvir em “The Chemicals Between Us” e outras faixas.

Após esse trabalho, Bush lançou mais um álbum de estúdio antes de entrar em um período de hiato, que durou até 2010.

Hoje, a banda segue lançando sucessos e conquistando fãs ao redor do mundo. Inclusive, você pode ouvir o mais novo disco do grupo, The Art of Survival, lá no meu app!

OUÇA THE ART OF SURVIVAL, NOVO ÁLBUM DE BUSH

The Smashing Pumpkins

The Smashing Pumpkins

Com uma sonoridade densa, muitas guitarras e uma mistura de elementos que vão do grunge ao dream pop, The Smashing Pumpkins acumula diversos hits ao longo de seus mais de 30 anos de história.

A banda foi formada em 1987, mas ganhou destaque no cenário da música apenas em 1993, com o sucesso do seu segundo álbum de estúdio, o Siamese Dream, que apresentou hits como “Today” e “Disarm”.

O trabalho sucessor de Siamese Dream também conquistou o público. Com dois discos e 28 canções, Mellon Collie and the Infinite Sadness deu origem a cinco singles, entre eles “Zero”, “1979” e “Thirty-three”. 

A banda viveu seu auge, mas em 2000 eles entraram em hiato e só voltaram a se reunir cinco anos depois. 

Hoje, você pode conferir todos os sucessos do grupo na minha plataforma, desde os hits antigos até as faixas do último álbum, CYR, lançado em 2020.

Como está o grunge atualmente?

Como você pode ter percebido pela lista, muitas bandas de grunge já não existem e outras mudaram um pouco o estilo musical, mas há grupos que permanecem fortes no cenário, como é o caso do Pearl Jam.

A verdade é que o auge do movimento aconteceu nos anos 90, mas, apesar do sucesso entre as músicas dos anos 90, o estilo nunca foi entusiasta dos holofotes e era conhecido pela fuga do mainstream. 

Isso pode ter sido um dos motivos que levaram ao declínio do gênero. Afinal, não era a essência do movimento fechar grandes contratos com a mídia – mas sem isso, como sobreviver?

O dilema, somado à morte de nomes importantes como Kurt Cobain, porta-voz do estilo, pode ter enfraquecido as chamas do subgênero do rock.

Mesmo assim, o estilo deixou um grande legado e segue vivo em influências de grupos como Foo Fighters, Queens of the Stone Age e Cage The Elephant. 

Isso sem contar com os grandes nomes que fazem parte do movimento desde o início e seguem na ativa, como Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains.

Pode até ser que o movimento não viva mais a sua era dourada, mas com certeza ainda segue no coração de muita gente e mantém o seu legado forte no cenário da música. 

As melhores playlists de grunge na Deezer

Agora que você já viu a história, as maiores bandas e os maiores sucessos, que tal ouvir as principais playlists de grunge disponíveis na minha plataforma? Confira:

Grunge Essentials

A playlist Grunge Essentials traz as maiores canções do estilo para você vestir uma camisa de flanela e cantar a plenos pulmões.

Nela, você vai encontrar clássicos como:

  • Come As You Are – Nirvana
  • Alive – Pearl Jam
  • Would? – Alice in Chains

90s Rock

Já  a playlist 90s Rock traz grandes clássicos do grunge, mas também outros subgêneros dos anos 1990, como o skate punk e o britpop.

Nela, você vai encontrar artistas como Nirvana, Green Day, Foo Fighters, R.E.M. e muito mais!

O melhor do Rock and Grunge na Deezer!

E aí, curtiu voltar para o auge do grunge nos anos 1990? No meu app, você tem acesso aos melhores artistas da cena e do rock alternativo para ouvir sempre que quiser, seja para relaxar ou botar o pé na estrada.

Aumente o volume e navegue pelo nosso canal de rock para curtir as melhores seleções, conteúdos exclusivos e hits de seus artistas preferidos.

Ler mais sobre esse tema: