Todo mundo tem aquela amiga ou amigo que é louco por música indie e escuta várias bandas alternativas, que tem sempre uma indicação nova de disco ou artista para ouvir muito antes de virar hype.
E se você não conhece essa pessoa, talvez você seja este alguém que os outros sempre dizem que tem um gosto musical diferentão.
Mas você já parou para pensar sobre o que é música indie?
Muitas pessoas entendem a música indie como sinônimo de música underground ou o oposto de uma cultura mainstream, mas tem outras perguntas que vale a pena pensar.
Será que faz sentido usar indie como sinônimo de um gênero musical? A música indie é sinônimo de indie rock?
Ou, uma banda indie, considerando a indústria musical como é hoje, ainda precisa ser uma banda independente sem gravadora por trás da produção para receber esse rótulo?
Bom, nesse texto me proponho a tentar responder essas questões e te apresentar mais sobre esse universo de música indie para que saiba como identificar música indie com facilidade.
No meu app tem muitas playlists e dicas para você curtir sem parar. Vamos lá?
R $ 1,80 NOS DOIS PRIMEIROS MESES? É # SÓNADEEZER!
Afinal, o que é o estilo de música indie?
Indie é um termo em inglês usado como abreviação de independent, que em português significa independente. O termo é bastante usado na arte para se referir a produções que não são produzidas ou não possuem vínculo com grandes empresas.
No caso da música indie, seria o caso dos artistas e bandas que não possuem contrato com gravadoras.
Muitas pessoas atribuem a origem da música indie entre os anos 80 e 90, com a origem de várias bandas norte-americanas e britânicas que se lançavam através de selos independentes.
Entretanto, atualmente, o estilo de música indie não está diretamente relacionado ao fato de uma banda ou artista ter contrato com uma gravadora. Mas, calma, que já chegamos lá.
Primeiro, vamos voltar alguns anos e pensar nos anos 1950, em um período pós-guerra.
Nesse momento, no cenário musical, começavam a surgir algumas pequenas gravadoras que tentavam competir com as grandes produtoras musicais.
Mas nesse primeiro momento, elas não tiveram sucesso. As grandes gravadoras acabavam comprando os selos independentes e se tornando predominantes.
Nos anos 70, as coisas definidas para mudar um pouco com o surgimento do estilo punk rock. Selos menores foram surgindo e uma estética diferente se formando.
No punk rock, valia a filosofia faça-você-mesmo (Do it yourself), que faz total sentido com o que se entendia como música indie, ou seja, música independente.
Nesse período, muitas bandas indie que são bastante conhecidas hoje foram surgindo, como Joy Division e, mais para frente, os britânicos da banda The Smiths nos anos 80.
Tanto as letras como as melodias das bandas de música indie surgiam sempre com uma proposta mais experimental e com provocações políticas e rebeldia.
Como é possível ver, ao olhar para a história, no começo o termo indie era usado exclusivamente para se referir a bandas que eram independentes, que conseguiam fazer suas produções através de selos independentes e sem o apoio ou contrato de grandes gravadoras.
Estilo musical
Ou seja, o indie não era um termo associado ao estilo musical e à sonoridade. Isso foi mudando aos poucos.
Nos anos 90, com o sucesso do rock alternativo com um som experimental e letras que fugiam do comum, o indie virou quase que um sinônimo do estilo.
Por isso, muitas pessoas associam música indie somente ao rock, mas existem artistas indie, independentes, de vários gêneros, como rap, pop, R&B, folk e tantos outros.
Outro ponto importante é que muitas bandas e artistas da música indie não são independentes quando se trata da relação com gravadoras.
É o caso de The Strokes, The Killers, Arctic Monkeys e tantos outros que estouraram na década de 2000.
O estilo indie também não era associado apenas como referência ao estilo musical e letras dos artistas. Existia toda uma estética considerada indie, como as roupas, cabelos e até o jeito de falar e performar no palco.
Mas esses são rótulos que colocam os artistas em caixinhas muito específicas, né?
Atualmente, a música indie é lida de forma muito mais diversa.
Posso dizer que a música indie se reforça mais como uma proposta de música alternativa, independente do gênero. Não é necessário ser do rock para ser indie.
Então, o estilo indie também pode ser entendido como uma forma dos artistas se expressarem de forma mais livre sem tentar seguir uma fórmula de sucesso que está dando certo ou tentar se encaixar em um padrão musical ou estético.
Dicas de bandas e artistas da música indie para curtir
Como vimos acima, a música indie “raíz” se popularizou entre os anos 70 e 80, especialmente entre as bandas de punk e rock, com a proposta de ser um movimento de contracultura e de lançamento independente.
Mas com o passar do tempo, a música independente foi ganhando cada vez mais público e despertando também o interesse de grandes gravadoras.
Nos anos 2000, graças à internet, produzir música de forma independente ficou cada vez mais acessível e comum entre diversos gêneros musicais, tornando- se algo comum entre os artistas e bandas no começo de carreira.
Por isso, a música indie ganha novas características e se adapta ao contexto com o passar do tempo, não sendo um estilo limitado ao fato de se ter ou não uma grande gravadora por trás.
Para te ajudar a entender um pouco quem são os artistas da música indie, trouxe aqui uma seleção especial de artistas da música indie que estão bombando no momento e, claro, as bandas que marcaram época.
Conheça também o K-pop, gênero que virou uma febre mundial!
Radiohead
Radiohead é uma banda britânica de rock alternativo famosa com formação ainda na década de 1980. A banda, que é considerada uma das mais relevantes entre os artistas da música indie, reúne diversos sucessos, sendo o single “Creep” uma das músicas mais famosas da carreiras dos britânicos.
Além da influência em grandes bandas do rock, como Pink Floyd e Queen, o Radiohead surgiu com uma forte inspiração em bandas do post-punk, como o Joy Division, outra grande banda da música indie.
Toda a discografia da banda você pode curtir a qualquer momento no meu app:
The Smiths
The Smiths é uma das bandas de indie rock mais famosas de todos os tempos. O grupo britânico formado por Morrissey, Johnny Marr, Andy Rourke e Mike Joyce surgiu em 1982 e se manteve em atividade até o ano de 1987.
Apesar do curto período juntos, a contribuição de The Smiths para o rock alternativo foi um dos mais importantes para o gênero.
Ao longo dessa carreira curta e meteórica, a banda lançou cinco álbuns de estúdio: The Smiths (1984), Meat is Murder (1985), The Queen is Dead (1986) e Strangeways, Here We Come (1987).
Se você, como eu, também ama o som de The Smiths, aproveite para ouvir novamente os maiores sucessos da banda:
The Killers
Entre as dicas de bandas de música indie não pode faltar The Killers, uma banda norte-americana formada nos anos 2000 com uma proposta musical mais pós-punk e rock alternativo.
O primeiro álbum de estúdio lançado pela banda foi em 2004, intitulado “Hot Fuss”. Já no debut, a banda teve uma ótima recepção. Se você frequentava festas e baladas indie na época, com certeza já dançou ao som das faixas “Alguém me disse” e “Sr. Brightside “. Relembre os clássicos da banda no player below:
Lana Del Rey
A cantora e compositora Lana Del Rey também é uma das vozes femininas que se destaca na música indie. Não é à toa que ela é conhecida como princesa e musa do indie.
Em seus trabalhos, Lana Del Rey traz uma forte temática de romances trágicos, melancolias e glamour como referência a cultura pop dos anos 1950 e 1960, transitando entre diversos estilos, como o pop barroco, indie pop, rock e o dream pop.
Ouça algumas das músicas mais famosas de Lana Del Rey no meu app: Young and Beautiful, Blue Jeans, Born To Die, Summertime Sadness, Video Games e tantas outras.
Arctic Monkeys
Entre as bandas de indie rock dessa “nova geração”, Arctic Monkeys é sem dúvidas uma das mais lembradas.
A banda britânica, fundada em 2002, é formada pelos integrantes Alex Turner, Matt Helders, Jamie Cook e Nick O’Malley, e eles já lançaram seis álbuns de estúdio.
Um dos trabalhos que contribuiu para o sucesso da banda no mundo todo foi o álbum AM, lançado em 2013, com as faixas “Do I Wanna Know?” e “R U Mine?”.
Tame Impala
Quando se trata de indicações de artistas de música indie, muitas pessoas pensam no Tame Impala, que vem do gênero do rock psicodélico e pop psicodélico.
Esse projeto musical foi fundado em 2007 pelo músico australiano Kevin Parker, que é um multi-instrumentista, e conta com a presença de outros integrantes como Jay Watson, Dominic Simper, Cam Avery e Julien Barbagallo.
Em 2010, após o lançamento de singles e EPs, a banda lançou seu primeiro álbum de estúdio, InnerSpeaker, que foi muito bem recebido pela crítica.
Mas, cinco anos depois, eles lançaram o terceiro álbum intitulado Currents que foi um verdadeiro divisor de águas para Tame Impala, colocando a banda em primeiro lugar entre os mais vendidos na Austrália.
Ouça esse álbum e toda a discografia, pois vale muito a pena conhecer esse som psicodélico.
Música indie brasileira: músicas para conhecer
No cenário da música nacional, também há vários artistas que se lançam de forma independente e com trabalhos autorais muito incríveis.
Assim como no cenário da música internacional, há vários artistas da música indie brasileira que tocam nas rádios e lotam shows ao redor do país, mas ainda assim fazem parte da proposta do estilo de música indie.
Vale a pena conhecer mais sobre as estrelas da cena alternativa. Por isso, separei uma lista de músicas para curtir no meu app..
- Chega mais – Céu
- Monomania – Clarice Falcão
- Amianto – Supercombo
- Vamos viver – Vanguart
- Ai, Ai Como Eu Me Iludo – O Terno
- Doce – Boogarins
- Diaba – Urias
- Sai da minha cabeça – Letrux
- Lilás – Terno Rei
Essas e outras músicas do indie Brasil você curte no meu app, como nessa playlist super especial de músicas Indie Brasil Anos 2000. Vem curtir!
Fique por dentro das melhores playlists de música indie
No meu app, você curte as melhores músicas indie românticas, indie pop, indie rock e o os melhores artistas do indie Brasil. Para você não parar de curtir as melhores músicas do estilo, confira as playlists abaixo para salvar e ouvir quando quiser.
Indie Brasil
Na playlist Indie Brasil, você aproveita uma seleção especial feita pelo editor Eduardo com o melhor da música brasileira indie. Dê o play e se apaixone pelos talentos do indie BR:
Indie Party
Festa e música indie é um match de sucesso, né? Na playlist Indie Party temos uma seleção especial para curtir momentos de descontração com os amigos com aquelas músicas indie que fazem até os mais tímidos dançarem:
Indie Pop
Curta o melhor das músicas indie pop internacional com essa playlist: Lorde, Dayglow, The Marías, London Grammar e muito mais.
Os melhores artistas da cena alternativa na Deezer!
A música indie não é só um sinônimo de artistas e bandas que se lançam de forma independente, sem apoio de grandes gravadoras. No início, essa era a definição mais correta, mas no cenário atual o estilo indie é mais amplo e até um pouco difícil de se definir ou colocar em uma caixinha.
No fim das contas, música indie é também sinônimo de música boa e liberdade de expressão na hora de fazer esse tipo de arte.
Adorei mostrar alguns dos tantos artistas da música indie no Brasil e no mundo. Quero voltar com mais dicas sempre, pois estou sempre de olho nas novidades para trazer as melhores playlists no meu app.
Até nosso próximo encontro para falar de música indie, continue acompanhando meus conteúdos por aqui!