Olha, não é por nada não, mas arrisco dizer que realmente chegamos lá. Estamos no ano do podcast e muito bem representadas quando se trata de podcasts feministas!
Quem é fã do formato sabe o quanto é divertido acompanhar essas conversas estilo mesa de bar e a importância de trazer assuntos como feminismo e outras pautas relevantes para esse bate-papo.
Se você deseja conhecer o formato ou já é fã mas não conhece tantas vozes femininas que arrasaram na podosfera, veja só essa lista que preparei para você. São vários podcasts e episódios com muita leveza, bom humor e compromisso com a informação para dar play. Vamos lá?
O que é feminismo?
A definição mais utilizada para o feminismo o coloca como o conjunto de movimentos políticos e sociais que luta pela igualdade e equidade de gênero, para que mulheres e homens tenham os mesmos direitos e oportunidades na sociedade.
No entanto, se você for se aproximar ainda mais da teoria, encontrará autoras que possuem diferentes definições para o termo e opiniões divergentes sobre o início, ou origem, do feminismo.
No livro “O que é feminismo?”, das autoras Branca Moreira Alves e Jacqueline Pitanguy, elas trazem justamente esse ponto de vista, de que é complexo trazer uma definição, porque o feminismo surge de um processo que tem raízes no passado e que segue sendo construído no cotidiano.
Ou seja, não tem um ponto pré-determinado de chegada e, por ser um processo de transformação do papel da mulher na sociedade, contém muitos avanços, recuos e até contradições.
Mas, se por um lado existem diferentes definições do que é o feminismo, posso então destacar o que não é o feminismo.
Por exemplo, igualar feminismo ao machismo ou dizer que feminismo seria a defesa da superioridade das mulheres são conceitos totalmente equivocados. Não é sobre isso o feminismo.
Como trouxe no começo desse tópico, o feminismo luta justamente pela igualdade e equidade para combater as injustiças provocadas por uma sociedade fundada em princípios patriarcais.
Existem várias bandeiras levantadas pelo feminismo, como o combate à violência contra a mulher, a busca pela igualdade salarial entre gêneros, o acesso a métodos contraceptivos gratuitos, o direito à amamentação em locais públicos, uma maior representatividade feminina na política e várias outras causas.
Se você deseja continuar se aprofundando no assunto, para entender um pouco mais da história do movimento, indico também a leitura de o “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir, autora que é um dos maiores símbolos feministas no mundo.
Para entender o movimento por um outro recorte e de forma mais contemporânea, outra leitura obrigatória é o livro “Quem tem medo do feminismo negro?”, da pesquisadora e ativista brasileira Djamila Ribeiro.
👉 Ler também: Igualdade de gênero no cenário musical: é real?
Vertentes do feminismo
A partir da pergunta sobre o que é o feminismo, poderia me aprofundar aqui sobre as diferentes vertentes teóricas e ondas do movimento, como o feminismo negro, radical, interseccional e feminismo pautado em doutrinas político-econômicas, como o feminismo liberal.
Também poderia estender a conversa para falar de como o feminismo surgiu no Brasil ou em diferentes países ao redor do mundo, considerando as diferentes culturas, religiões, etnias, classes sociais etc.
Mas, aqui, minha ideia é fazer uma introdução ao tema para despertar em você o interesse de buscar novas fontes de informação e apoiar as mulheres que estão promovendo o debate sobre pautas tão necessárias.
E uma ótima plataforma para isso são os podcasts, pela linguagem acessível e o tom de conversa informal, como se você estivesse em uma roda de conversa com suas amigas e seus amigos.
Os podcasts feministas que selecionei ao longo desse texto são exemplos repletos de informação, entrevistas, falas de convidadas especiais e muito mais para você que deseja se aprofundar no assunto.
Os programas que separei abordam sobre questões de gênero, empoderamento feminino, desigualdade no ambiente de trabalho, opressão, relacionamentos, sobre o que é body positive ou pressão estética, além de outros temas importantes. Dá uma olhada:
7 podcasts feministas que você deve conhecer: ouça agora
Agora é a hora de te levar para conhecer as vozes femininas que estão dominando o formato podcast e o que elas têm a nos dizer! Vale muito a pena ouvir, se divertir e aprender com todas elas.
Aproveite essa seleção especial de podcasts feministas que preparei!
Ppkansada
Nessa lista de podcasts feministas para ouvir no dia a dia, temos este que é um podcast feito por mulheres e para mulheres.
No podcast Ppkansada, Bertha Salles, Taize Odelli e Isabela Reis têm uma proposta para você: vamos ser cansadas juntas?
Em tom de desabafo, com muito bom humor e leveza, as três discutem semanalmente, sobre a perspectiva feminina, os dilemas enfrentados nos relacionamentos, seja nas relações amorosas, familiares, de amizade ou trabalho.
As ppkers, como elas carinhosamente chamam as ouvintes, podem esperar episódios sobre os mais variados temas.
Além de pautas para discutir o feminismo, as meninas também abordam temas atuais, como positividade tóxica, monogamia e poligamia, inseguranças, autoestima, relações familiares, ghosting, sexting e o prazer feminino.
Imagina Juntas
Outra dica ótima de podcast feminista para acompanhar é o Imagina Juntas, que, como você já deve ter lembrado, tem o nome inspirado naquele meme (já super antigo para a geração Z) “Se juntas já causam, imagina juntas!”.
Posso dizer que esse é um podcast que fala sobre as dores e as delícias de ser um jovem millennial.
As pautas, normalmente, estão relacionadas ao cotidiano de quem está naquela fase da vida que nos divide entre preocupações com boletos, perrengues de trabalho, discussões sobre relacionamentos, universo feminino, interesses na cultura pop e cuidados com a saúde mental.
E passeando por esses temas bem diversos, as apresentadoras Carol Rocha (Tchulim) e Jeska Grecco, ao lado de Gus Lanzetta (a cota macho, como elas brincam), sempre trazem suas perspectivas de acordo com suas vivências bastante distintas.
Num bate-papo mais informal, os três falam sobre os seus privilégios e também as pedras no caminho ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais.
O mais incrível desse podcast é a forma muito divertida e leve de abordar as pautas, ao mesmo tempo promovendo reflexões importantes.
Existem vários episódios sobre como é ser uma mulher em um ambiente de trabalho (especialmente no mercado publicitário), como é a vida de uma mãe solo, a importância de se ter uma rede de apoio na maternidade, como é difícil lidar com a terrível Síndrome da Impostora e muitos outros temas.
Os três são uma ótima companhia no dia a dia, por isso eu super recomendo!
Maria vai com as outras
O Maria Vai Com as Outras é o podcast quinzenal de entrevistas da revista Piauí, apresentado por Branca Vianna.
O podcast já está na sua quinta temporada e conta com episódios bem diversos, com entrevistas com convidados especiais e participação de ouvintes que ela, carinhosamente, chama de Marias.
Ao longo da pandemia, Branca Vianna trouxe no podcast a proposta de falar sobre o dia a dia das Marias, além de trazer várias pautas atuais e relevantes para quem ama se informar através de podcasts de notícias, mas com uma abordagem mais aprofundada.
Entre os temas, o podcast Maria Vai Com as Outras traz discussões sobre a relação da mulher com o trabalho, família, maternidade, amizades, vida afetiva e outras pautas como religião, saúde, política e visibilidade LGBTQIA+.
Adicione o podcast aos seus favoritos no meu app para não perder nenhum episódio. Você com certeza vai curtir muito!
Outras Mamas Podcast
Entre os destaques de podcasts feministas que você encontra no meu app temos o Outras Mamas, que surgiu com a proposta de ser o primeiro podcast feminista vegano do país, apresentado pela dupla Thais Goldkorn e Barbara Miranda.
As duas começaram o projeto em 2018 e definem o podcast como um canal para construir “um mundo feminista, anticapitalista e antiespecista”.
O grande foco na maioria dos episódios passa por discussões sobre o veganismo e feminismo, mas através de diferentes perspectivas sociais, políticas, filosóficas e ideológicas.
No feed de Outras Mamas Podcast, você encontra abordagens da dupla sobre a relação do feminismo com o anarquismo, ou como o veganismo se relaciona com o marxismo, além de outros temas.
Se além do feminismo, você deseja entender mais sobre o veganismo e o impacto desse estilo de vida na sociedade, dê o play!
Más Feministas Podcast
Outra dica ótima de podcast que discute o feminismo é o Más Feministas Podcast.
Esse programa, apresentado por Vanessa Bittencourt e Fran Carneiro, tem como tema central ao longo dos episódios discussões sobre o papel da mulher na sociedade, amadurecimento, representatividade e também pautas sobre cultura pop.
Outro ponto muito bacana sobre esse podcast é que elas sempre traziam, uma vez por mês, um episódio dedicado ao livro de leitura do mês.
Então, além de ser uma ótima fonte para ouvir sobre pautas sobre feminismo e crises existenciais, o Más Feministas Podcast também funciona como um clube do livro.
Ah, ao dar play no podcast no meu app, você verá que, infelizmente, o programa foi encerrado em julho de 2020.
Mas eu quis trazer aqui como dica porque elas realmente deixaram um acervo de qualidade. Se você ainda não conhecia, vale a pena dar o play.
Vai que um dia elas retomam esse projeto, não é? Fã que é fã sempre torce pelo comeback!
Mamilos Podcast
O Mamilos Podcast não poderia faltar nessa lista de podcasts feministas!
Cris Bartis e Juliana Wallauer, desde 2014, contribuem para que a produção de conteúdo nesse formato alcance cada vez mais pessoas com a proposta incrível de debater os assuntos mais comentados nas redes sociais e as pautas mais polêmicas que rondam nosso cotidiano.
Como elas mesmo dizem, a proposta do podcast é construir pontes através de um jornalismo de peito aberto.
Assim, durante os episódios, elas buscam trazer convidados com diferentes pontos de vista para conversas aprofundadas, sempre com muita empatia, respeito, tolerância e bom humor.
São vários episódios que discutem o feminismo, além de vários outros temas atuais e importantes para você que gosta de se manter informado através de podcasts.
Com certeza, o trabalho feito pelas duas é inspiração para muitas outras mulheres podcasters que surgiram, não é?
AFETOS por Gabi Oliveira e Karina Vieira
O que é afeto para você? E o que te afeta? Quais são os afetos que te movem no dia a dia, ou, ainda, o que te afeta ao ponto de te paralisar?
Parece um papo maluco, mas essas perguntas fazem muito sentido quando você dá play em um dos meus podcasts preferidos: AFETOS por Gabi Oliveira e Karina Vieira.
Nesse podcast, elas conseguem trazer de forma muito única uma conversa sobre suas subjetividades, falando sobre sentimentos, as relações com as outras pessoas, os afetos que nos aproximam e nos afastam dos outros.
Além da experiência das apresentadoras, as podcasters também abrem espaço para as ouvintes falarem.
Não poderia deixar de colocá-las nessa lista de podcasts feministas, pois além da discussão sobre feminismo, elas trazem em vários episódios discussões muito importantes sobre o feminismo negro, responsabilidade afetiva, masculinidade tóxica, a construção de personagens negros na ficção e outras pautas essenciais.
Vale muito a pena dar o play e acompanhar sempre os novos episódios. Confira!
Músicas feministas e melhores playlists feitas por elas
Além dos podcasts feministas, de bônus, resolvi trazer também dicas de músicas feministas e algumas playlists com as mulheres no comando.
Para começar, apresento meu canal Women’s Voices, que é um verdadeiro acervo Girl Power.
Aqui, você encontra uma lista gigantesca de músicas, artistas, podcasts e playlists feitas por nossas editoras e pelas próprias cantoras que são minhas parceiras, como essa playlist feita pela Luísa Sonza, com os hits que a artista anda curtindo no momento.
E na minha seção Mulheres que inspiram outras Mulheres você confere quais são as inspirações femininas na carreira de sua artista preferida.
Eu recomendo começar a ouvir a playlist de mulheres que inspiraram a Elza Soares, por exemplo. Afinal, quem inspira uma musa como ela merece nosso play, não é?
Ainda neste meu canal você encontra as playlists focadas na carreira das suas artistas favoritas, são elas: 100% ícones!
Há também as playlists que estão dentro de editorias de acordo com o gênero musical, como as mulheres que dominam o sertanejo, as divas do pop e as musas da MPB.
Para começar a ouvir, tenho como dica as mulheres que estão representando no rap, reunidas nessa playlist feita pela editora Narjes, que faz parte do meu time de especialistas em curadoria de músicas e conteúdo!
Por fim, mas não menos interessante, que tal curtir a playlist Hinos Femininos? Por uma e por todas, essa é a pegada dessa sequência de músicas com a presença de artistas como Mc Tha, Iza, Elis Regina, Mc Carol, Urias, Negra Li e muitas outras cantoras brilhantes!
Agora, você pode continuar desbravando todos os conteúdos que selecionei com muito carinho para você, para todas e todos curtirem.
São músicas que inspiram, que nos empoderam e, sobretudo, que refletem a força e o poder das mulheres.
Afinal, lugar de mulher é onde ela quiser, e na música e no comando dos podcasts sei muito bem que elas arrasam!
Não perca nenhum episódio do seu podcast favorito na Deezer!
O que achou dessa lista de podcasts feministas? Não vai faltar episódio para te acompanhar no dia a dia e com certeza você vai se apaixonar pelo formato e pelas queridas apresentadoras que arrasam muito.
Além dessa seleção, existem vários outros podcasts para curtir no meu app, como os podcasts engraçados, sobre vida financeira, cinema, esportes, política, entrevistas, autoajuda e vários outros temas.
Ler mais sobre esse tema: